Entrada da Fundação Cima’s em São Lourenço, Minas Gerais, marcada por paredes de pedra com inscrições douradas que dizem: " Cima's Fundação" e " Horto Medicinal. Um caminho de paralelepípedos e vegetação exuberante, refletindo a rica história e legado do Professor Cima antes de seu falecimento em 2015.

Fundação Cima’s: Conheça a História

Fundação Cima’s: Conheça a História

Neste artigo, você vai conhecer a história fascinante da Fundação Cima’s, desde a sua criação até a sua paralisação, além de conhecer o legado deixado pela instituição na cultura e na estética nacional e mundial.

Reportagem da Rede Record sobre a Fundação Cima’s. (Gravada e exibida em 1998)

O início da Fundação Cima’s: uma ideia visionária

A Fundação Cima’s foi uma instituição privada, de utilidade pública e foi instituída pelo renomado Professor Cima, em 25 de março de 1987, como entidade de assistência social sem fins lucrativos, em São Lourenço MG, uma das principais estâncias hidrominerais do Brasil.

Entrada da Fundação Cima’s em São Lourenço MG. (Atualmente desativada)

A Entidade tinha como finalidade a pesquisa de ervas medicinais brasileiras e das águas minerais, com objetivo de auxiliar na manutenção e melhora da qualidade de vida da população por meios naturais.

Parte externa do Laboratório da Fundação Cima’s, onde eram feitas as pesquisas de ervas medicinais. A imagem mostra um prédio colorido com um mural vibrante pintado em sua parte externa. O mural consiste em formas e padrões geométricos, incluindo retângulos e linhas em várias cores como azul, vermelho, amarelo e branco. Um grande desenho que representa o sol é destaque no meio do mural. O prédio é cercado por vegetação, incluindo grama, arbustos e palmeiras. Há um caminho à esquerda que leva à entrada da Fundação Cima's. Uma cerca branca circunda a propriedade; parece ser feita de metal com barras verticais. Outro prédio menor pode ser visto ao fundo à esquerda da imagem; parece ser residencial.
Laboratório da Fundação Cima’s, onde eram feitas as pesquisas de ervas medicinais.

A Fundação também produzia e comercializava vários tipos de produtos naturais, que tinham a função de tratar e prevenir os mais diversos tipos de problemas de saúde.

O faturamento obtido através da venda destes produtos, eram revertidos para manter os custos operacionais da Fundação Cima’s.

Interior de uma loja ou farmácia com diversos produtos naturais para tratar problemas de saúde, que eram produzidos e comercializados na Fundação Cima’s. A imagem mostra um balcão longo com várias garrafas de produtos naturais, de diferentes tamanhos e cores dispostas em cima. Abaixo do balcão, há prateleiras adicionais com mais garrafas. Uma unidade de prateleiras de madeira fica contra a parede ao fundo, segurando ainda mais garrafas e alguns livros ou caixas à direita.
Produtos naturais que eram produzidos e comercializados pela Fundação Cima’s.

Além disso, a Fundação promovia ações de assistência e desenvolvimento social, de acordo com o seu estatuto.

O tratamento revolucionário

O destaque mundial da Fundação Cima’s deve-se ao revolucionário tratamento, atualmente conhecido por Método Cima’s, que remove completamente as manchas senis da pele, de maneira 100% eficaz.

Pessoas de todo o mundo buscavam a Fundação para se submeter ao tratamento. A repercussão foi tão grande, chegando ao ponto de ser apresentado em rede nacional, no programa Fantástico, da Rede Globo, no ano de 1981, além de vários outros programas da Band, Record e SBT.

Além disso, o Método Cima’s também foi reconhecido em diversos congressos de estética na Europa, Argentina e Brasil e continua a transformar vidas até os dias atuais.

Reportagem de Apresentação do Método Cima’s no programa Fantástico, da Rede Globo, em 1981.

O Método Cima’s, é resultado do compromisso e da paixão do Professor Cima, não apenas pela estética e pelo naturalismo, mas também por ajudar as pessoas a melhorarem a saúde física e mental.

Professor Cima e dois colegas estudando ervas medicinais em uma área densamente vegetada. Todos os três estão vestidos com jalecos brancos ou roupas profissionais semelhantes. O Professor Cima, à direita, está alcançando para examinar ou tocar as plantas à sua frente. Os outros dois indivíduos parecem estar observando as ações ou ensinamentos do Professor Cima.
Professor Cima explicando sobre ervas medicinais ao médium Gasparetto e ao Diretor Presidente do Hotel Brasil, Marco Aurélio, durante uma visita na Fundação Cima’s.

Diferente dos tratamentos convencionais, que apenas clareiam as manchas, o Método Cima’s às remove completamente, e entrega resultados surpreendentes.

Um profissional aplicando o Método Cima’s em uma paciente. A imagem mostra uma mão de uma paciente repousando sobre uma toalha preta com o logotipo ‘Cima’s’. Um profissional, vestindo uma camisa branca e luvas pretas, está aplicando o tratamento usando um dispositivo portátil, em formato de caneta, com uma ponta dourada. O ambiente parece ser um local profissional, como uma clínica ou spa, devido à sua aparência limpa e organizada.
Método Cima’s sendo aplicado.

Trata-se de um leve congelamento superficial da pele, que atua sobre a mancha na medida certa, sem qualquer risco. É um tratamento que não é invasivo, ou seja, NÃO usa agulhas ou anestesia. Também não utiliza nitrogênio, laser, jato de plasma, luz pulsada, ácidos, nem qualquer outro método convencional.

A procura pelo tratamento na Fundação Cima’s era tão grande, que o Professor Cima precisou de uma equipe exclusiva para fazer os atendimentos.

O principal integrante da equipe era seu filho, Elias Cima, formado em estética facial, corporal e cosmetologia, com especialização em tratamento para manchas senis, e atualmente conta com mais de 30 anos de experiência.

Professor Cima e seu Filho Elias Cima. A Imagem mostra dois indivíduos sorridentes de pé lado a lado ao ar livre durante a noite, aparentemente abraçados. A pessoa à esquerda está vestindo uma jaqueta preta e uma camiseta gráfica por baixo. A pessoa à direita está vestida com uma camisa branca e jaqueta escura.
Professor Cima e seu Filho Elias Cima.

Nos dias atuais, Elias Cima continua a tradição de seu pai em transformar vidas através do Método Cima’s, em sua clínica, a Cima’s Estética, na cidade de São Lourenço e também atende em outras cidades do Brasil.

Curiosidades da Fundação Cima’s

Réplica da Boca da Verdade

Esta curiosa escultura sempre chamou a atenção dos visitantes da Fundação Cima’s.

Com mais de 1600 anos de história, a característica mais famosa da Boca da Verdade(La Bocca della Verità), é sua função como detector de mentiras, devido a uma lenda muito antiga que diz que se alguém colocar a mão dentro da boca desta escultura e contar uma mentira, então a boca se fecharia na mão do mentiroso.

Réplica da Boca da Verdade (La Bocca della Verità) localizada na recepção da Fundação Cima’s. A imagem mostra uma estrutura de mármore pavonazzo branco com um objeto circular embutido, que é uma réplica da Boca da Verdade. A parte central, retrata um rosto barbudo e olhos, nariz e boca perfurados, como na Boca da Verdade original, é obscurecida por um retângulo marrom, representando uma boca, onde os visitantes podem introduzir suas mãos. À esquerda e à direita deste objeto circular estão textos em fonte preta, que presumivelmente explica a função e(ou) história da boca da verdade. A estrutura está colocada ao ar livre, como evidenciado pela vegetação visível e cercas ao fundo. Há luz solar projetando sombras em partes da estrutura e área circundante.
Réplica da Boca da Verdade(La Bocca della Verità), instalada na entrada da recepção da Fundação Cima’s.

Esta lendária e grande escultura, originalmente era usada como tampa de boeiro na época da Roma antiga, medindo 1,75 metros de diâmetro, esculpida em mármore pavonazzo e dedicada ao Deus do Mar, Júpiter Ammon, representado com um rosto barbudo e olhos, nariz e boca perfurados.

Atualmente, a escultura original da Boca da Verdade é uma das atrações turísticas da cidade de Roma, na Itália, e está localizada no átrio da Igreja de Santa Maria In Cosmedim, onde pode ser visitada.

Cápsula do Tempo

Comunicação com os povos futuros. Esse é o objetivo da Cápsula do Tempo, onde estão guardados vinhos, queijos, jornais, licores, livros, revistas, CDs e mensagens de alunos de diversas escolas da região para seus descendentes.

Cápsula do Tempo localizada dentro da recepção da Fundação Cima’s. A imagem mostra uma estrutura central preta feita de placas de granito negro. No centro, há uma câmara fechada com vidro que armazena um cristal, posicionado sobre um suporte coberto por um tecido. A estrutura está localizada em um ambiente iluminado e arejado.”
Cápsula do Tempo, localizada na Recepção da Fundação Cima’s.

A Cápsula do Tempo foi construída em granito negro e tem a forma de um retângulo perfeito. Ao centro vemos um cristal rosa da Amazônia, o qual supostamente capta as energias negativas transformando-as em positivas e devolvendo-as para o ambiente.

Segundo o Professor Cima, as pessoas que visitavam a Cápsula do Tempo, afirmaram terem sentido diversos tipos de sensações, como calafrios, arrepios, vibrações, calores, dentre outras sensações que variavam de acordo com a sensibilidade de cada um.

Alunos do colégio Laser visitando a Cápsula do Tempo na Fundação Cima’s. A imagem mostra um grupo de crianças e dois adultos observando a cápsula do tempo. A Cápsula é preta e tem uma câmara central de vidro, dentro da qual um cristal rosa transparente está posicionado sobre um pano azul. Há uma placa metálica verde com texto instalada na parte inferior da câmara de vidro. O grupo é composto por vários indivíduos vestindo roupas diferentes parecendo ser uniformes escolares; alguns estão segurando papéis ou pastas. Eles estão em um ambiente interno, com luz natural vindo de janelas ao fundo.
Alunos do Colégio Laser Observando e Estudando a Cápsula do Tempo.

A Cápsula do Tempo foi lacrada em 25/03/1993 pelo Professor Cima e tem data de abertura programada para 133 anos após seu fechamento, ou seja, para 25/03/2126, conforme indica a sua placa.

Placa instalada na Cápsula do Tempo da Fundação Cima’s, indicando a data de sua lacração e a data prevista para sua abertura. A placa é verde metálica, presumivelmente de bronze, com texto gravado em português. Está fixada em uma superfície de granito negro com parafusos visíveis em cada canto. O texto da placa diz o seguinte: ‘A FUNDAÇÃO CIMA’S’ lança esta Cápsula do Tempo com mensagens para a posteridade, que deve ser aberta em 25 de março de 2126. São Lourenço, 25 de março de 1993.
Placa indicando a data da lacração da Cápsula do Tempo e a data programada para sua abertura.

A Casa do Professor

O Professor Cima era tão apaixonado pelo que fazia, que resolveu morar numa casa localizada no centro da Fundação Cima’s, cercada pela natureza, num ambiente que se assemelha a um verdadeiro jardim exuberante.

Unite Gallery Error: No gallery items found

O Maior Acervo de Salvador Dalí no Brasil

Outra curiosidade fascinante da Fundação Cima’s é o Museu Salvador Dalí, que era considerado o maior acervo brasileiro de fotos, obras e reproduções gráficas do famoso pintor surrealista Salvador Dalí, que ficavam expostas na Fundação.

Professor Cima, à esquerda, apresentando obras de Salvador Dalí a seus colegas. A imagem mostra três indivíduos em uma sala. Eles estão cercados por várias obras de arte emolduradas exibidas na parede. O Professor Cima está gesticulando enquanto fala, possivelmente apresentando ou explicando algo sobre as obras de arte. A pessoa no meio está atentamente ouvindo e observando. O indivíduo à direita está segurando uma folha em branco. A sala tem uma estética clássica com uma luminária pendente iluminando-a.
Professor Cima apresentando obras de Salvador Dalí a Marco Aurélio, Diretor Presidente do Hotel Brasil, e ao médium Gasparetto e durante uma visita na Fundação Cima’s.

Este acervo excepcional é resultado do trabalho incansável do Professor Cima que, em meados de 1973, iniciou a gratificante tarefa de documentar parte da vida do célebre pintor, com a ajuda de seu grande amigo Meliton Casals, que foi fotógrafo particular de Dalí durante 30 anos, e mais tarde se tornou sócio fundador da Fundação Cima’s.

Imagem de três indivíduos de pé lado a lado. À esquerda, está o Professor Cima, vestindo uma camisa branca desabotoada no topo e com cabelos escuros. No centro, uma mulher desconhecida, vestindo um vestido branco com um design ou acessório preto e cabelos escuros e encaracolados. À direita, está Meliton Casals, também vestindo uma camisa branca, abotoada até o topo com mangas curtas, e parece ser careca ou ter cabelos muito curtos. Ao fundo, há uma parede branca com algumas plantas verdes.
Professor Cima, sua grande amiga Regina e seu grande amigo Meliton Casals(Meli Casals).

A foto abaixo mostra a entrada do prédio onde as obras de Dalí ficavam expostas. Note que na janela aberta acima do sino, é possível visualizar o canto de um dos quadros exposto na parede.

Entrada da Recepção, Escritórios, e do Museu Salvador Dalí na Fundação Cima’s. A imagem mostra um prédio branco com janelas pretas de vidro e uma escada metálica curvada à direita que leva ao andar de cima. No canto inferior esquerdo, é possível visualizar uma placa branca tipo cavalete com a imagem de uma mão com manchas, indicando informações sobre um tratamento para manchas nas mãos. No andar de cima, uma janela aberta permite a visualização de parte de um quadro na parede, possivelmente uma obra de arte exposta.
Entrada da recepção, escritórios e do Museu Salvador Dalí na Fundação Cima’s.

O acervo possui cenas raras da vida do pintor, como por exemplo, o casamento de Salvador Dalí em 1929, e também momentos inéditos que foram registrados entre os 18 e 80 anos de idade de Dalí.

Professor Cima apresentando obras de Salvador Dalí, que ficavam expostas na Fundação Cima’s.

A paralisação da Fundação Cima’s

Com o falecimento do Professor Cima em fevereiro de 2015, aos 76 anos de idade, a Fundação Cima’s começou a perder o seu principal propósito e o objetivo para o qual foi criada. Como resultado, surgiram problemas que levaram à interrupção permanente das atividades da Fundação, incluindo a exposição das obras de Salvador Dalí.

Após este triste acontecimento, o Ministério Público assumiu a Fundação e depois transferiu sua administração para outra fundação. No entanto, a falta de experiência e conhecimento por parte da nova administração para dar continuidade aos procedimentos e atividades da Fundação Cima’s, fez com que a Fundação fosse totalmente paralisada.

Atualmente, todo o patrimônio da Fundação Cima’s está em processo judicial, para ser devolvido aos devidos herdeiros.

O Legado do Professor Cima

O tratamento revolucionário criado pelo Professor Cima continua a transformar vidas até os dias atuais através da empresa Cima’s Estética, com Elias Cima e Juliana Cima(Esposa de Elias).

Assim, Elias e Juliana mantiveram a tradição de mais de 50 anos do Professor Cima em transformar a autoestima de milhares de pessoas, com resultados surpreendentes.

Dois indivíduos estão de pé em frente a uma loja chamada ‘Cima’s Estética’ no Parque das Águas de São Lourenço MG. A pessoa à esquerda está vestindo uma camisa rosa de mangas curtas e calças brancas. A pessoa à direita está vestindo um vestido rosa estampado de branco de mangas compridas. A fachada da loja tem uma placa verde escuro com texto bege, tom de pele, exibindo à direita da placa o site ‘cimasestetica.com.br’, e à direita um logotipo com texto "Cima's". O chão parece ser feito de ladrilhos estampados, e há outros detalhes arquitetônicos em tom de verde e branco, visíveis ao fundo.
Elias Cima e Juliana Cima em frente à Cima’s Estética no Parque das Águas de São Lourenço MG

O principal local de atendimento da Cima’s Estética, está localizado dentro do Parque das Águas de São Lourenço, no Sul de Minas.

Em outras cidades, o atendimento é feito de maneira itinerante, ou seja, a equipe Cima’s viaja até os locais de atendimentos, sempre que um novo grupo de clientes é formado.

Esperamos que você tenha gostado de conhecer a história fascinante da Fundação Cima’s.

Visite nosso BLOG para conhecer outras histórias interessantes, além de dicas e cuidados com a pele.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe

×