Quem foi o Professor Cima

Quem foi o Professor Cima?

Quem foi o Professor Cima?

Elias Antônio Cima era popularmente conhecido como Professor Cima. Ele foi o criador do famoso método de tratamento para manchas senis, chamado Método Cima’s, e também fundador da famosa Fundação Cima’s, localizada na cidade de São Lourenço, no sul de Minas. Pessoas do mundo todo vinham até a Fundação Cima’s, interessadas em fazer os tratamentos naturais exclusivos que eram aplicados lá.

O Prof. Cima era fluente em italiano e espanhol, com formação em educação física e psicologia clínica, e pós-graduado em psicologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Havana, Cuba. Além disso, Prof. Cima foi um grande pesquisador na área de estética e naturalismo.


Professor Cima e seu filho, Elias Cima


Ele participou de inúmeros congressos no Brasil e no exterior (Alemanha, França, Egito, Argentina, Itália e Espanha). Ministrou diversas palestras no campo da medicina natural e publicou milhares de artigos em jornais e revistas nacionais e internacionais sobre estética e bem-estar físico e mental.


O Professor Cima faleceu no ano de 2015, em São Lourenço, e após este triste acontecimento, seu filho, Elias Cima, continuou sua tradição com o tratamento de eliminação de manchas senis, através da empresa Cima’s Estética.

Conheça os eventos mais importantes que o Professor Cima promoveu e participou durante sua vida

1967 – Apresentação da técnica de tratamento Cima’s em um Congresso de Estética em Darmstadt, Alemanha.
1973 – Viagem à Paris para a participação docente no 10º Congresso de Estética em Versailles.
Participação do III congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia Hotel Gloria – Sociedade Brasileira de Geriatria. Dr. Frederico Alberto de Azevedo Gomes.
1974 – Viagem ao Cairo ( a convite de Sharif Fadali ) onde apresenta a técnica das manchas Senis a um grupo de médicos dermatologos.
1975 – Viagem a Buenos Aires como professor do Curso Internacional de Perfecionamento Cosmetológico “CIPECO” na cidade de Buenos Aires. A convite do Prof. Jayme Rubin.
1976 – Viagem a Buenos Aires para apresentar a técnica de sua autoria para eliminação das manchas senis, aos autores do livro “Cosmética Dermatológica Práctica” Dr. Marcial Quiroga e Dr. Carlos F. Guillot. Estágio no Hospital Ramos Mejía, Departamento de Psicologia. Participação no “INCOS” Curso Internacional Superior de Cosmetologia, Dr. Pablo Alberto Viglioglia.
Viagem à cidade de Ravena, na Itália, para apresentar a técnica Cima’s no L’Istituto Addestramento Lavoratori (IAL) Onde Ministra curso de estética.
1977 – Espanha Barcelona, apresentação da técnica de eliminação das manchas senis no XII Congresso Internacional de Estética aplicada. Publicado no Journal Nouvelles Esthetiques de Paris. Convidado por Salvador Dali para uso da técnica no Hotel Maurice, Paris, onde Dalí morava.
1981 – Brasil, Hotel Gloria. Apresentação da técnica de eliminação das manchas senis no V Congresso Nacional de Estética Aplicada.
Apresentação do Método Cima’s em rede nacional, no dia 13 setembro de 1981, no programa Fantástico, da rede Globo.
1982 – Contrato com a Socila Beleza e Estética no Rio de Janeiro, onde ocupou por oito anos o departamento técnico, criando novos tratamentos e produtos para serem apresentados em congressos, como: Oxigenoterapia aplicada à estética. O famoso alga-gel redutor, a produção de todos cosméticos utilizados em cabine pela esteticista. O banho de aluminium, o banho de espuma de parafina e as fórmulas para acne polimorfa (sucesso internacional). Foi citado na última edição do Livro “Cosmética Dermatológica Practica” de Dr. Marcial Quiroga e Carlos Guillot.
Pede demissão devido à morte do presidente da SOCILA, Dr. Cury(presidente) e consequente mudança de objetivos das clínicas da SOCILA.
1984 – Cria o HORTO MEDICINAL de São Lourenço, entidade que pesquisava as ervas medicinais para prevenção de doenças.
1987 – Cria a FUNDAÇÃO CIMA’S, que foi uma instituição privada e de utilidade pública. Instituída em 25 de Março de 1987, como entidade de assistência social, sem fins lucrativos.
1991 – Cria a Guarda-Mirim de São Lourenço, mantida pela Fundação Cima’s.
1995 – Palestra na UNIVERSIDADE FEDERAL de SANTA MARIA – Rio Grande do Sul a convite do Dr. Jose Salles Mariano Rocha, Prof. Titular do departamento de Engenharia Florestal com Tema: “Uma Nova Visão do Naturalismo”.
Palestra na Escola Superior de Agricultura de Lavras MG convite do Prof. Dr. Antonio Ricardo Evangelista Titular do curso de extensão sobre Naturalismo
1997 – Palestra na UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS a convite do Prof. Claudio Jose dos Santos. Tema “NATURALISMO”
1998 – Palestra no Club Naval da Lagoa Tema “É possível não ficar doente?”.
Palestra no Club Naval de Niteroi.Com o mesmo tema
Palestra nas Industrias MICHELIN na “Semana de Qualidade Total”
1999 – Palestra na Universidade de Alfenas “A potencialização dos fitoterápicos na condição física”
Palestra na Câmara Municipal de Varginha “A Alimentação Naturalista”
Palestra na Câmara Municipal de Três Corações “Naturalismo”
Palestra no Circulo Militar de Campinas “Naturalismo”

PATENTES E PUBLICAÇÕES
Patente da técnica de eliminação das manchas SENIS
Manteve durante dez anos uma coluna no Jornal A TRIBUNA da cidade de SANTOS.
A revista ESTÉTICA de Turim (ITALIA)N° Novembro/Dezembro de 1975- publica sua formula da máscara plástica para limpeza de pele hoje usada em todo mundo pelos esteticistas.
A revista ESTÉTICA de Turim (Itália) N° Novembro/Dezembro 1976 – publica seu trabalho sobre a neve carbônica nos tratamentos capilares.
A Revista ESTETICA DE Turim (Itália) N°Março/Abril de 1978 – publica seus trabalho sobre a eliminação das manchas senis
Artigos publicados nos Jornais: JB ON-LINE (Brasil) permanente internet
Manteve coluna semanal como correspondente no Jornal O SOL PORTUGUES(solnet) em Toronto Canadá por mais de 10 anos

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe

×