Foto do Professor Cima (à esquerda) e do pintor Salvador Dalí (à direita) em Figueres, Espanha, durante a montagem do museu de Dalí

Salvador Dalí e Professor Cima: A História Não Contada

Salvador Dalí e Professor Cima: A História Não Contada

Professor Cima e Salvador Dalí chegando ao Teatro-Museu Dalí, durante sua montagem em Figueres, Espanha.

Introdução

Conheça a história da amizade entre o Salvador Dalí e Professor Cima, que resultou em momentos inesquecíveis e um dos maiores acervos de obras do gênio do surrealismo já criados no Brasil.

O Início da Jornada

Tudo começou em 1973, durante uma apresentação do Professor Cima(1939-2015) no 10º Congresso de Estética(10ème Congrès International Esthétique & Spa), da cidade de Versalhes, França, onde o professor apresentou sua técnica de remoção de manchas senis da pele, atualmente conhecida por Método Cima’s.

Durante a apresentação, o Professor Cima foi interrompido para ser informado de que o famoso pintor surrealista, Salvador Dalí(1904-1989), ficou sabendo do método de tratamento Cima’s, e então solicitou que o Professor Cima fosse até ele para remover as manchas que Dalí tinha nas mãos.

O Primeiro Encontro entre Salvador Dalí e Professor Cima

Então, o Professor Cima foi até o Hotel Le Meurice, no centro de Paris, que era onde o pintor estava hospedado.

Chegando lá, o Professor Cima passou pela portaria e a segurança do Hotel, e então foi recebido pelo secretário de Dalí, que lhe pediu para aguardar em uma sala, onde Dalí iria recebe-lo em breve.

Porém, o Professor Cima acabou esperando por várias horas, até que Salvador Dalí apareceu de repente, caminhou repetidas vezes de um lado para o outro na sala onde o Professor Cima aguardava, mas Dalí não dizia nada ao professor.

A Reação Inesperada de Dalí

Certo tempo depois, Dalí se aproximou do Professor Cima e lhe perguntou:

  • Quem é você, e o que faz aqui?

Professor Cima respondeu:

  • Eu sou o Professor Cima, seu convidado para retirar as manchas das suas mãos”.


Dalí respondeu irritado:

  • Retirar minhas manchas? Essas manchas vão se transformar em quadros “dalinianos”. Eu não vou tirá-las nunca!”


Então, Salvador Dalí saiu da sala sem dar maiores explicações, deixando o Professor Cima sozinho e sem entender o que estava acontecendo, já que o próprio Salvador Dalí tinha solicitado no dia anterior que o Professor Cima fosse ao hotel para fazer o tratamento para retirar as manchas senis de suas mãos.

A reação inesperada de Dalí neste primeiro encontro, não impediu novos encontros entre eles. Dalí não fez o tratamento, mas pediu desculpas pela atitude que tomou. Salvador Dalí era assim mesmo, tinha um comportamento polêmico.

A Amizade com Meliton Casals

Pouco tempo depois, o Professor Cima conheceu Meliton Casals, fotógrafo particular de Dalí, e a partir de então, começaram uma grande amizade.

Meliton visitava o Brasil quase todos os anos, onde tinha filhos e netos, e sempre se hospedava na residência do Professor Cima, em Santos SP, e também em São Lourenço MG, no sul de Minas.

Em contrapartida, sempre que Professor Cima viajava à Europa, passava por Figueres, cidade natal de Salvador Dalí, e ficava hospedado na casa de Meliton Casals, que o convidava a visitar Dalí, na vila Portlligat, município de Cadaqués, Espanha, onde também conheceu Gala Éluard Dalí(1894-1982), a esposa de Dalí.

Depois visitar Salvador Dalí algumas vezes, Gala ficou interessada em tirar as manchas senis de suas mãos com o tratamento criado pelo Professor Cima, que prontamente atendeu ao seu pedido e fez o tratamento.

A Fundação Cima’s e o Museu Dalí

Anos mais tarde, Meliton Casals se tornou membro fundador da Fundação Cima´s, inaugurada em 1987, e ofereceu ao Professor Cima, a obra completa de fotos expostas na retrospectiva do gênio do surrealismo.

Imagem de três indivíduos de pé lado a lado. À esquerda, está o Professor Cima, vestindo uma camisa branca desabotoada no topo e com cabelos escuros. No centro, uma mulher desconhecida, vestindo um vestido branco com um design ou acessório preto e cabelos escuros e encaracolados. À direita, está Meliton Casals, também vestindo uma camisa branca, abotoada até o topo com mangas curtas, e parece ser careca ou ter cabelos muito curtos. Ao fundo, há uma parede branca com algumas plantas verdes.
Professor Cima, sua grande amiga Regina e seu grande amigo Meliton Casals(Meli Casals).

Meli, como era carinhosamente chamado, escolheu os melhores flagrantes da vida pública e privada do pintor, deixando nelas transparecer a grande admiração que tinha pelo seu amigo tão polêmico.

Foi então que o Professor Cima teve a ideia de criar um museu em homenagem a Salvador Dalí na sede da Fundação Cima’s, em São Lourenço, com as obras oferecidas por Meliton Casals, além de desenhos, e objetos que Professor Cima ganhou do próprio Dalí.

Com a ajuda de seu amigo Meliton Casals, Professor Cima conseguiu criar o maior acervo brasileiro de fotos, obras e reproduções gráficas de Salvador Dalí do Brasil, e quem sabe, da américa latina.

Grupo de pessoas em uma sala iluminada observando obras de arte penduradas na parede, que fazem parte do acervo de Salvador Dalí, criado pelo Professor Cima . A sala é espaçosa e bem iluminada, com luz natural vindo de grandes janelas.
Professor Cima Apresentando Obras do Acervo de Salvador Dalí.

No acervo existem fotos nunca publicadas, cerca de100 fotos da vida pessoal de Dalí, trabalhando, sendo homenageado, se divertindo no lazer em casa. Além da Divina comédia de Dante Alighieri, ilustrada por Salvador Dalí em 100 slides de alta qualidade, e também cartões postais de natal comemorativos, de aniversários, que Dalí pintava para seus amigos admiradores, além de objetos que Dalí deu de presente ao professor. Há cenas raras como a do casamento do pintor, em 1929, a série que cobre seu ciclo de vida entre os 18 e 80 anos e cenas de Dalí trabalhando.

Todo o acervo é autenticado e reconhecido pelo Teatro-Museu Dalí.

O Legado do Professor Cima

Com o falecimento do Professor Cima em fevereiro de 2015, a Fundação Cima’s começou a perder o seu principal propósito e o objetivo para o qual foi criada.

Como resultado, surgiram problemas que levaram à interrupção permanente das atividades da Fundação, incluindo o Museu Salvador Dalí em São Lourenço.

Clique no botão abaixo e conheça a história fascinante da Fundação Cima’s e o tratamento revolucionário criado pelo Professor Cima.

Salvador Dalí na Cultura Pop

Foto: Reprodução/Netflix

Um fato interessante e relativamente recente sobre Salvador Dalí, é que ele ficou ainda mais famoso, após ser homenageado em 2017, na série da Netflix chamada La Casa de Papel, onde as máscaras utilizadas pelos atores principais, eram inspiradas no rosto de Dalí.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe

×